Geral

HMMR celebra 7 anos com apresentação de resultados

O Hospital Da Mulher Mariska Ribeiro comemorou nesta terça-feira, dia 23 de julho, seu sétimo aniversário. Em 28 de junho de 2012 o Hospital foi inaugurado, no coração de Bangu, com atendimento de qualidade para as mulheres/gestantes da Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Dra. Laura Osthoff, Diretora Geral da Unidade, fez a abertura do evento

No evento, Dra. Laura Osthoff, Diretora Geral da Unidade, fez a abertura e moderou uma mesa redonda que tratou o tema: “Hospital da Mulher Mariska Ribeiro: Análise de desempenho dos primeiros sete anos”. A mesa foi composta pelos chefes dos serviços médicos da unidade – Dr. Luiz Guilherme Pessoa – Chefe da Obstetrícia, Dr. Marcelo Mendes – Chefe da Pediatria, Dr. Virgílio Parreira – Sub-chefe da Ginecologia – pela Diretora de Enfermagem Enf. Marcella Pereira, pelo Coordenador de Urgências e Emergências da Ap 5.1 Dr. Marcelo Regly e teve a participação especial do Vereador Marcelino D’Almeida e do Presidente do Conselho Distrital de Saúde da AP 5.1 Sr. Ludugério Antonio da Silva.

Auditório lotado

Logo após a abertura, Dr. Marcelo Regly foi o primeiro a saudar nossos participantes, seguido pelo Vereador Marcelino e Sr. Ludugério Silva.

Coordenador de Urgências e Emergências da Ap 5.1 Dr. Marcelo Regly

Dr. Luiz Guilherme, foi o primeiro a palestrar sobre o desempenho da obstetrícia da unidade nos primeiros sete anos de serviço. Trouxe dados estatísticos que demonstram a importância do serviço prestado pelo HMMR para o Município do Rio de Janeiro, especialmente para população local, e o crescimento contínuo no número de atendimentos. Tratou também sobre mortalidade materna, as principais causas, os sinais que precisam de maior atenção dos profissionais das unidades básicas e hospitalares. E finalizou com a importância da empatia no cuidado com o paciente: “O paciente não é apenas um paciente, mas o amor de alguém”, disse.

Professor Luiz Guilherme, chefe da Obstetríciam falou sobre o desempenho da obstetrícia da unidade nos primeiros sete anos de serviço.

Enf. Marcella explanou sobre toda a extensão do corpo de enfermagem na unidade, seu “reconhecimento enquanto equipe e reconhecimento social”. Relatou os desafios vencidos a partir da inauguração da unidade, os processos elaborados e vivenciados para alcançar o amadurecimento e autoconhecimento da equipe. Tratou a valorização e reconhecimento do profissional de enfermagem e das equipes. Citou alguns setores onde a enfermagem é coprotagonista como CPN com a Enfermagem Obstétrica, o Complexo Neo com a Enfermagem Neonatal e a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar. Para encerrar emocionou a todos com a frase “nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos”.

Marcella Pereira, diretora de enfermagem, fazendo um balanço da assistência e das boas práticas de enfermagem na unidade.

O setor de ginecologia da unidade foi apresentado pelo Dr. Virgílio Parreira. Que de maneira muito carinhosa apresentou a equipe com quem atua no HMMR, Chefiada pelo Dr. Érico Lustosa, que infelizmente não pode comparecer ao evento. Esclareceu sobre as estruturas ambulatoriais e de internação e seus principais serviços. Também quantificou os atendimentos realizados nos últimos dois anos, período em que Dr. Érico e ele participam da equipe. Seu encerramento foi descrevendo possíveis perspectivas futuras e seus sonhos para o setor. Sonhos esses que fariam com que o serviço de ginecologia pudesse ser realizado com mais abrangência e que permitiriam a unidade receber casos de maior complexidade.

Apresentação do Dr. Virgílio Parreira, do setor de Ginecologia.

A análise do Serviço de Pediatria ficou por conta do Dr. Marcelo Mendes. Ele relata que está na chefia do serviço há alguns meses e cita Dra. Maria Lúcia de Barros de Medeiros, com quem trabalha desde a inauguração do HMMR. Dra. Maria Lucia chefiou o serviço desde a inauguração da unidade e hoje atua como Presidente do Centro de Estudos. A composição do Complexo que engloba UTI, UI e Canguru e sua multidisciplinaridade é detalhada no início de sua apresentação.

Dr. Marcelo Mendes, chefe do setor de neotatologia do HMMR.

Assim como seu organograma, as especialidades médicas auxiliares aos diagnósticos e tratamentos dos recém-nascidos de risco atendidos pelo setor. Os gráficos o auxiliaram a tornar mais claro para o entendimento do público participante quanto aos números totais de atendimento, permanência durante o período de internação e seu crescimento no decorrer destes sete anos. Dr. Marcelo fecha sua apresentação descrevendo o NAIRR, Núcleo de Atenção Interdisciplinar ao Recém-Nascido de Risco, que atende no ambulatório bebês que após a alta da UTI/UI precisam de acompanhamento e tratamento especializado para seu melhor crescimento e desenvolvimento.

O vereador da região, Marcelino de Almeida, participou da mesa de debates.

Após às análises de desempenho dos chefes de serviço, Dra. Laura convida a todos os palestrantes e participantes especiais que se assentem à mesa para que façam suas considerações finais. Convida também ao Diretor Presidente do CEP28, Marcos Pereira, que traga algumas palavras de saudação aos participantes.

Presidente do Conselho Distrital de Saúde da AP 5.1 Sr. Ludugério Antonio da Silva.
O diretor administrativo do HMMR, Willian Rodrigues, falando sobre o aniversário do hospital.
Ao final dos debates, o diretor-presidente do CEP28, Marcos Soares Pereira, fez um balanço-geral dos sete anos de história do hospital.
Foto oficial do evento

Reportagem: Cláudia Rodrigues – Deptº de Comunicação & Compliance.

Artigos relacionados

Fechar