Acolhendo vidas e garantindo cidadania

Módulo Acolhimento com Classificação de Risco

Todas as maternidades da rede pública municipal de saúde contam com uma equipe do Cegonha Carioca na entrada da emergência, composta por enfermeiros generalistas, enfermeiros obstétricos e técnicos de enfermagem. Eles são responsáveis pela classificação de Risco, que visa identificar quais as gestantes precisam ser atendidas primeiro na emergência, tornando o atendimento mais humanizado e eficiente. As enfermeiras não substituem o atendimento médico mas são capacitadas para realizar exames, aferir os sinais vitais do bebê e da mãe, e identificar com segurança quais os casos são mais urgentes. A partir dessa classificação a gestante recebe uma cor na sua ficha, que vai do verde até o vermelho, e que determinará o seu tempo estimado de atendimento.

Módulo Visita

Por meio do programa, todas as gestantes que fazem o pré-natal em uma unidade pública de saúde no município do Rio de Janeiro ficam sabendo, antes do parto, em qual maternidade terão seus bebês e têm a oportunidade de visitar o local. Além de conhecer a maternidade, a futura mamãe participa de ações educativas junto com um acompanhante e ao final da visita recebe de presente o Enxoval Cegonha. A visita da gestante à maternidade é agendada no 3º trimestre (entre o 7º, 8º e 9º meses) da gestação.
No total, 19 maternidades fazem parte do programa (municipais, estaduais, federais e universitárias).

Módulo Transporte

Quando chega a hora do parto, o Cegonha Carioca também está presente: a futura mamãe conta com o transporte cegonha, com ambulância exclusiva que a busca em casa e a leva até a maternidade. O acionamento de ambulâncias para atender as gestantes do programa Cegonha Carioca é feito do Centro de Operações Rio e garante agilidade e conforto para as futuras mamães. O programa conta com dez ambulâncias especializadas. Na hora de ter o bebê, na maternidade, a gestante é recebida por uma equipe treinada e acolhedora, que a acompanha durante toda a sua permanência na unidade. Ela também tem o direito de escolher um(a) acompanhante para ficar ao seu lado durante e após o parto.