Hospital da Mulher Mariska Ribeiro no Outubro Rosa!

Você sabe como surgiu o Outubro Rosa?logo-outubro-rosa

A campanha de mobilização na luta contra o câncer de mama nasceu nos Estados Unidos na década de 90, e após ações isoladas de cada Estado foi aprovado pelo Congresso Americano que no mês de outubro seria comemorado o mês de prevenção do câncer de mama. O movimento tem dois símbolos muito conhecidos: o laço rosa e a iluminação das fachadas.

Em 1990, na Primeira Corrida pela Cura realizada em Nova York, os participantes recebiam um laço cor-de-rosa, que se tornou característica marcantes nas ações da campanha de sensibilização a população e conscientização quanto a necessidade da prevenção e diagnóstico precoce.

No início os laços rosas também eram utilizados para enfeitar as cidades participantes da campanha. A partir daí, os prédios e locais públicos passaram a ser iluminados de rosa para sinalizar seu apoio. O Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi em 2002 o primeiro monumento brasileiro a ter sua fachada iluminada de rosa. Essa identidade visual é reconhecida mundialmente e realizada por diversas instituições, inclusive o Hospital da Mulher Mariska Ribeiro.

O HMMR, que desde 2013 readsc_6050liza mensalmente cerca de 250 exames de mamografia e consultas com o mastologista, participa ativamente do Outubro Rosa com ações de conscientização, prevenção e diagnósticos de câncer de mama. Nossa árvore rosa se tornou referencial da campanha realizada no Hospital, que traz entre as ações deste ano sua fachada totalmente iluminada de rosa. A inauguração da iluminação da fachada aconteceu dia 29 de setembro e contou com a participação de nossos clientes, profissionais e a direção da unidade.

A campanha Outubro Rosa 2016 do Hospital da Mulher Mariska dsc_0008Ribeiro vai contar com dois grandes eventos abertos à comunidade. Dia 14 de outubro (próxima sexta-feira) será realizada no auditório do HMMR uma Palestra sobre Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Mama com o Doutor Cristiano Luna (Mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Professor do Curso de Pós-Graduação em Mastologia da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, mastologista da unidade. E dia 18 de outubro acontecerá a Segunda Coleta de Sangue do HEMORIO no HMMR. Um evento oportuno que abraça duas importantes causas simultaneamente: a conscientização da população sobre o câncer de mama e a importância de doar sangue!

Nossas clientes, seus familiares, visitantes, acompanhantes e toda a comunidade local são nossos convidados para participar dessa programação e apoiar conosco esta campanha tão nobre que tem como meta salvar vidas!

Venha para o Outubro Rosa você também!